terça-feira, 7 de junho de 2011

Linguistas aplicam o modelo teórico da Gramática Funcional ao português oral e escrito

Na interação social por meio da linguagem, a produção das expressões linguísticas depende da intenção do falante, da sua informação pragmática e da antecipação que ele faz da interpretação do ouvinte; a interpretação do ouvinte, por sua vez, depende da própria expressão linguística, da informação pragmática de que ele dispõe e de sua hipótese sobre a intenção comunicativa do falante.
Baseada nesse contexto, Erodite Goreti Pezatti, organizadora de Pesquisas em Gramática Funcional – Descrição do Português, lançamento da Editora Unesp, se empenhou em reunir os estudos de 13 autores sobre o tema, a fim de demonstrar a linguagem não como um fim em si mesmo, mas em termos dos requisitos pragmáticos da interação verbal. Isso significa que, como uma atividade cooperativa, possui regras de natureza social. Por um lado inserem-se as regras que governam a interação verbal de natureza pragmática. Por outro, aquelas que regem expressões lingüísticas, as regras semânticas, sintáticas e fonológicas.
Desenvolvida na Holanda por Simon Dik e seguidores, a teoria da Gramática Funcional baseia-se na informação contextual e situacional disponível aos interlocutores. Somente após esse processo são consideradas as circunstâncias efetivas de interação verbal e suas propriedades. Modificada e aperfeiçoada por Hengeveld, que propõe uma nova arquitetura para ela, a Gramática Funcional passa a denominar-se Gramática Discursivo-Funcional.
Os autores, participantes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, na área de Descrição e Análise Linguística, pretendem não só divulgar esse modelo teórico, como também mostrar sua eficácia na descrição linguística e sua aplicação ao português oral e escrito. Pesquisas em Gramática Funcional é a primeira obra em português a mostrar a contribuição dessa teoria para a descrição da língua portuguesa.
Sobre a organizadora - Erodite Goreti Pezatti é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pós-doutorada em Gramática Funcional pela Universidade de Amsterdã. Exerce a função de professora-assistente doutor da Unesp, câmpus de São José do Rio Preto. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e líder do grupo de pesquisa em Gramática Funcional (GPGF). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente no desenvolvimento de temas como ordenação de constituintes na sentença, articulação de orações, estrutura argumental e tipologia linguística.

Título: Pesquisas em Gramática Funcional – Descrição do Português
Organizadora: Erotilde Goreti Pezatti
Número de páginas: 383
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 56,00
ISBN: 978-85-7139-973-0
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623  ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br