sábado, 2 de abril de 2011

Amor Tirano

Lua que apascenta a minha alma
Flores que não floreiam a minha bruma
Desejo louco não conquistado
E o sol que não vejo é de pluma.



Tarde que envaidece a minha vaidade
Pobres pedras e pétalas
Nuvens uivam lágrimas cinzentas de sofrimento
Mar doce no acalento
de minha alma apascentada.




O dia clareia a minha mente
A noite escurece o meu sonho
A brisa do mar me sufoca em sua frente
E o seu cheiro não é mais do mesmo dono.






Marcelo Moreira Marques

quarta-feira, 30 de março de 2011

LÍNGUA, FALA, SIGNIFICADO, SIGNIFICANTE, SINCRONIA E DIACRONIA

O fundador da lingüística moderna chama-se Ferdinand de Saussure.
Saussure trouxe novos caminhos para a lingüística, graças ao seu estudo sobre a língua e a fala (langue e parole).
Para Saussure a língua foi imposta ao indivíduo, enquanto a fala é um ato particular.
A soma língua + fala resulta na linguagem.
Outro aspecto básico da doutrina saussuriana é a do signo lingüístico.
O signo é o resultado de significado mais significante.
Signo = significado + significante
Significado: conceito
Significante: forma gráfica + som
Toda palavra que possui um sentido é considerada um signo lingüístico.
Exemplo:
“Livro” é um signo lingüístico.
Quando observamos o signo “livro” percebemos que ele é a união de som, conceito e escrita, ou seja, significado e significante.
Outros exemplos de signos lingüísticos:
Mar, cadeira, ventilador, cachorro, casa….
A lingüística pode ser: sincrônica ou diacrônica.
Sincrônica: estuda a língua em um dado momento.
Diacrônica: estuda a língua através dos tempos.
CARACTERÍSTICAS DO SIGNO LINGÜÍSTICO
Arbitrariedade: uma das características do signo lingüístico é o seu caráter arbitrário. Não existe uma razão para que um significante (som) esteja associado a um significado (conceito). Isso explica o fato de que cada língua usa significantes (som) diferentes para um mesmo significado (conceito).
Linearidade: Os componentes que integram um determinado signo se apresentam um após o outro, tanto na fala como na escrita.
DIVISÕES DA LINGÜÍSTICA
- Fonética: Estuda os sons da fala.
- Fonologia: Estudo dos fonemas.
- Morfologia: Estuda a estrutura, formação, as flexões e a classificação das palavras.
- Sintaxe: Se ocupa das relações entre as palavras ou entre as orações.
- Semântica: Estuda a significação das palavras.
- Lexicologia: Estuda o conjunto de palavras de um idioma.
- Estilística: A estilística nos dá vários recursos para tornarmos os nossos discursos (falados ou escritos) mais expressivos e elegantes. Esses recursos são as figuras de linguagem e os vícios de linguagem.
- Pragmática: Estudo de como a fala é usada na comunicação diária.
- Filologia: Estuda a língua através de documentos escritos antigos.
É bom ressaltar que nem todos os lingüistas concordam com essa divisão.
LINGUISTAS NOTÁVEIS
- Franz Bopp
- Leonard Bloomfield
- Roman Jakobson
- Umberto Eco
- Noam Chomsky
- Michael Halliday
CORRENTES DA LINGÜÍSTICA
Os estudos lingüísticos neste século tomaram vários rumos nos diversos países em que se desenvolveram, definindo escolas ou correntes teóricas.
Entre elas, destacam-se:
Gerativismo: procura mostrar a capacidade que o indivíduo tem de compreender uma frase mediante um número finito de regras e elementos combinados.
Pragmatismo: Aborda a relação entre o discurso que envolve o indivíduo e a situação comunicativa em que ele é produzido.
Estruturalismo: entende a língua como um sistema articulado em que todos os elementos estão interligados.
Alguns lingüistas estudam a linguagem de apenas um indivíduo, outros estudam a linguagem de uma comunidade inteira.
Certos lingüistas contemporâneos dão mais importância a fala do que a escrita, pois a fala é uma característica de todos os indivíduos, já a escrita, não.
Mas isso não significa que a escrita não é estudada. É, sim e a cada dia são criados novos meios de estudá-la.
MINI BIOGRAFIA FERDINAND SAUSSUARE
Ferdinand de Saussure (1857 – 1913), era suíço e lecionou Lingüística Geral na Universidade de Paris e de Genebra por mais de 20 anos.
Seus conceitos foram proferidos em aula, e 3 anos após a sua morte (em 1916), dois de seus alunos (Bally e Sechehaye) publicaram “Curso de Lingüística Geral” .
Apesar da importância de Saussure para a lingüística, ele e suas teorias foram muito criticadas.
>>Por Cristiana Gomes>> www.infoescola.com/portugues/linguistica