sábado, 5 de março de 2011

O silêncio profundo

O silêncio bate em minha porta
tenho medo, não vou abrí-la
tenho medo de tudo,
tenho medo do nada




O silêncio volta a bater
insistentemente em minha porta
o que eu faço?
deixo o silêncio entrar?
ou deixo-o ir embora....




Se eu deixá-lo entrar
ele tomará conta profundamente
do meu sono...

Marcelo Moreira Marques

quinta-feira, 3 de março de 2011

Uso do " S " com som de " SE" e o sibilado

Os verbos tendo - ND - mudam para - NS - : (de pretender) - pretensão, pretensioso.
(de estender) - extensão.
(de ascender) - ascensional.
(de pender) pênsil, pensão
(de tender) - tensão
(de contender) - contensão.
(de distender) - distensão
Baseado na correlação de " - ND para - NS", você terá:
De RG - RS - (de aspergir) - aspersão, (de imergir) - imersão.
De RT - RS - (de inverter) - inversão...
Concluindo os cognatos - "de PEL para PULS" - (de expelir) - expulsão; (de impelir) - impulsão.
"De CORR para CURS": (de correr) - curso, (de discorrer) - discurso, assim como: excursão...
De SENT para SENS (de sentir) - senso, consenso, sensível.
2 - Havendo sufixo erudito " -ense":
Amazonense, paraense, riograndense, piauiense, espírito - santense.
Nos grupos "ist", "ust" -misto, -mistura, justapor, justalinear...
Fonte: www.brazilianportugues.com

terça-feira, 1 de março de 2011

Adjunto Adnominal

Adjunto adnominalTodo adjunto adnominal, vem acompanhado de um nome, ou seja, de um substantivo, qualificando-o e determinando-o, vejamos:

* Os bons professores saíram da escola.

Onde na frase acima, a palavra professores, é o nome.
As classes gramaticais que exercem a função sintática de adjunto adnominal são: Adjetivo, artigo, locução adjetiva, numeral e pronome.
No exemplo citado, 'os' e 'bons' artigo definido e adjetivo respectivamente exercem a função sintática de adjunto adnominal, pois qualifica, acompanha, determina um nome, que é 'professores'.

Por> Marcelo Moreira Marques.  Professor de Língua Portuguesa e Linguística.